Saturday, July 2, 2011

Somente doar não será significativo

Pessoal,

Este post é para atualizar um pouco a posição do doe livros! Através de discussões e pesquisas feitas esta semana, chegamos a uma conclusão importante: não basta doar livros (ou mudar os livros de mão), o trabalho tem que ser no sentido de fazer com que as pessoas gostem de ler e tenham esse hábito.

Não deixaremos de lado o objetivo inicial de transferir livros das pessoas que não mais precisam deles para as pessoas que farão bom uso dos mesmos. Mas temos a impressão que há um objetivo maior a ser alcançado, como explicamos a seguir.

O projeto começa em Lençóis Paulista, uma cidade que tem mais livros do que habitantes em suas bibliotecas públicas. A questão é: cada lençoense lê pelo menos um livro por ano? Nós achamos que não.

Acreditamos que o desenvolvimento educacional e cultural de nossas cidades virá quando o hábito da leitura e da "aquisição de conhecimento" for sistemático. E é claro que apenas falando que as pessoas têm que ler, dando livros, ou até (em um caso extremo) obrigando as pessoas a lerem, não obteremos nenhum resultado. As pessoas têm que ter exemplos do resultado positivo da leitura, têm que ver que o sucesso vem pela busca do conhecimento.

Como faremos isso?
Esta é a pergunta a ser respondida no momento.

Abraços!

Luís

No comments:

Post a Comment