Sunday, January 29, 2012

Novos (novos?) livros, e o trabalho continua


Amigos,

Ficamos um tempo sem postar a respeito de nossas atividades, mas muito foi feito nesse período. Primeiramente, ressaltamos que nossa pesquisa acerca de um modelo de promoção da cultura e da educação em nossa região continua:
  1. Temos discutido sobre a realização e promoção de palestras gratuitas sobre temas que nunca seriam encontrados em outras palestras e a serem escolhidos pelos próprios palestrantes;
  2. Temos pensado sobre a utilidade de recolher livros usados e doá-los a instituições e bibliotecas;
  3. Temos refletido sobre a viabilidade de se criar uma escola de desenvolvimento pessoal e profissional (neste caso, com fins um pouco lucrativos) de maneira a desenvolver as empresas locais;
  4. Estamos atentos a maneiras de usar novas tecnologias de maneira a promover a cultura e a educação, e a integrar pessoas com interesses nobres em comum.
Este post não tem por objeto detalhar cada um dos tópicos acima, que são logamente discutidos e estudados pelos interessados, e a respeito dos quais nos colocamos desde já à disposição para maiores esclarecimentos e aceitamos toda ajuda. O objetivo deste texto é, na verdade, comemorar uma conquista: temos em nossas mãos uma coleção de valor inestimável de livros doados pela Bonamens, livro estes que pertenceram a gerações passadas dos sócios da empresa.

Os títulos vão desde tratados de química e manuscritos de física da década de 40, até volumes estrangeiros sobre alimentação animal. Alguns estão em ótimo estado, outros necessitam de uma restauração, mas todos são enormes fontes de informação.

A questão agora é: para quem doaremos esses livros? A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa tem interesse pelos mesmos e faria a restauração dos livros que necessitam? Ou alguma outra instituição faria bom uso deles?

Obrigado!

Luís

PS: o amigo na foto acima é Arnaud de Villeneuve, um alquimista, médico e teólogo francês (ou, pelo menos, que viveu na França) e do qual eu tomei conhecimento hoje ao ler um dos livros de química doados.

No comments:

Post a Comment